1 |
Introdução à Neurociência |
80h |
O que é Neurociência?; A História e Evolução da Neurociência ; Os 5 campos de estudo da Neurociência: Neurociência Comportamental, Neurociência Cognitiva, Neurofisiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia; Cérebro, emoções e memória; Uma Ciência Multidisciplinar; A Evolução da Neurociência; A Neurociência do Futuro: Neurorrobótica, Neuroinformática, Simulação do Cérebro, Computação Neuroinformática, Computação de Alto Rendimento; Programação Neurolingística (PNL); |
2 |
Neuropsicologia e Funções Cognitivas |
80h |
Fundamentos Históricos e Conceituais da Neuropsicologia; A Historia da Neuropsicologia; Neuropsicologia da Criança e do Desenvolvimento: Detecção e Intervenção de Distúrbios em Crianças; Funções Neuropsicológicas e seus Distúrbios - Percepção, Atenção, Memória, Consciência; Áreas Disciplinares e seus Envolvimentos com as Funções Neuropsicológicas; Processos Mentais; Neuropsicologia do Envelhecimento; A Neuropsicologia Geriátrica; Desenvolvimento na Neuropsicologia da Velhice. |
3 |
Avaliação Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos Básicos sobre Neuropsicologia e Avaliação; Avanços e Direcionamentos sobre a Neuropsicologia; A Avaliação Neuropsicológica Formal; Atuação em Diversas Àreas de Intervenção; Rendimento Escolar e a Intervenção; Intervenção Psicoeducativa; Capacidade e a Necessidade da Realização de Trabalhos Interdisciplinares; Conceitos de Trabalhos Interdisciplinares; Objetivos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e Aspectos Centrais da Exploração Neuropsicológica. |
4 |
Recuperação Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos e Aplicações de Neuroanatomia; Neuroanatomia e Aplicações; Estrutura Interna dos Hemisférios Cerebrais: Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofisiologia; Neurofisiologia da Aprendizagem; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofarmacologia
Origem e Nomenclatura da Farmacologia; Relações: Estrutura-Química-Ação-Farmacologia. |
5 |
Neuropsicologia da Memória |
80h |
"O que é memória?; Os diferentes tipos de memória: episódica, autobiográfica, retrógada, anterógrada; Fisiopatologia da Memória; Memória no sujeito saudável; Avaliando a memória de um paciente: Revisão de avaliação neuropsicológica, Anamnese e entrevista clínica para investigação das alterações de memória, Instrumentos de avaliação neuropsicológica, Pacientes saudáveis x Pacientes Clínicos; Alteração de memória em pacientes idosos; Causas do deficits de memória; Comprometimento da memória em casos psiquiátricos;Alterações de memórias em caso de lesão cerrebral adquirida; Conceitos de reabilitação neuropsicológica." |
6 |
Fundamentos da Psicologia |
80h |
Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico: Principais Filósofos Gregos; Heráclito de Éfeso; Sócrates; Platão; Aristóteles; O Pensamento Medieval; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino; O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico; A Psicologia como Ciência; Contextualização: O Surgimento da Psicologia; O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade; Subjetividade Humana: Algumas Definições; Apropriação/ Objetivação; Mediação; Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições; Behavorismo; Gestalt; Psicanalise; Psicologia Social; Sócio-Histórica; Psicologia e Saúde.
|
7 |
Neurociências e Terapia Cognitivo-Comportamental |
80h |
Relações entre mecanismos biológicos e processamento cognitivo, sistema nervoso central e psicopatologia, bases biológicas e ação da psicoterapia e dos medicamentos, neurociências e processamento inconsciente. Neurociências nos transtornos mentais. Neurociência e as emoções. Neurociência e métodos de pesquisa em psicoterapia, Psicologia baseada em evidencias, Teoria clinicamente relevante: integrando o insight clínico com a ciência cognitiva, o inconsciente em terapia cognitiva, Psicofarmacologia: interfaces entre a psicoterapia e a prática de TCC.
|
8 |
Transtornos Psiquiátricos na Criança e no Adolescente |
80h |
Aspectos Clínicos dos Transtornos Psiquiátricos da Infância e da Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Linguagem; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Específico da Linguagem; Transtornos Motores; Transtorno de Ansiedade e de Somatização na Infância e Adolescência; Transtorno de Ansiedade de Separação; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobia Social e Transtorno de Ansiedade Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Síndrome de Tourette; Semiologia Psicopedagógica, Neuropediátrica e Psicológica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicopedagógica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicológica.
|
9 |
Técnicas Cognitivas e Comportamentais |
80h |
Técnicas Cognitivas. Técnicas Comportamentais. Aspectos éticos do atendimento clínico. Introdução e problematização do modelo cognitivo de Beck. Estudos sobre eficácia e eficiência do modelo cognitivo. Apresentação e aplicação das principais técnicas cognitivas. Estudo das principais técnicas comportamentais utilizadas na clínica psicológica. Seleção, aplicação e avaliação de procedimentos comportamentais.
|
TOTAL |
720h
|
|